DICAS | Lã de Vidro x Lã de Rocha: Qual o Melhor Isolante Acústico?

Publicado: 31/07/2018

As dúvidas mais frequentes de quem procura por um isolante acústico e térmico de qualidade para paredes e forros é sobre qual material usar, afinal, qual o melhor material para isolamento acústico: a lã de vidro ou de rocha? 

Devido às suas principais características de isolamento térmico e acústico, ambas as mantas são usadas entre as placas de drywall em paredes e em forros de telhados. Porém, é preciso levar em conta a espessura e a densidade da lã para que o desempenho delas seja eficiente.

Quais as diferenças entre Lã de Vidro e Lã de Rocha?

Basicamente, as mantas só se diferem pelo material utilizado em cada uma e as suas resistências quando ambas são submetidas ao fogo. Quanto a matéria-prima utilizada em cada uma, a lã de vidro é feita com sílica e sódio (aglomerados por resinas sintéticas) e a lã de rocha é feita com o pó de rochas basálticas especiais e outros minerais.

Lã de Rocha

Lã de rocha como isolante acústico







Uma das características mais atrativas desse material isolante acústico e térmico, é a sua resistência à ação do fogo que pode ser designada á proteção passiva contra incêndios em estruturas metálicas, selagem corta-fogo de shafts, selagem da pele de vidro (fire stop) e em dutos de pressurização de escada. 

Conheça suas vantagens: 

- Fácil de manusear

- Não favorece a proliferação de fungos ou bactérias

- Quimicamente neutra

- Boa resiliência, ou seja, recupera sua espessura original depois de comprimida

-  Incombustibilidade

- Resistência ao fogo

- Segurança

- Proteção pessoal

- Favorável custo/benefício 

- Absorção acústica e térmica 

- Excelente desempenho para baixas frequências


Lã de Vidro

Lã de vidro como isolante acústico

A Lã de Vidro é um dos materiais mais utilizados como isolante acústico e térmico do mundo, principalmente pelo conforto proporcionado em edificações comerciais e residenciais. Ela é fabricada em alta temperatura e é desenvolvida especialmente para criar um desempenho eficiente nos ambientes. 

Apesar de ser incombustível - suportando temperaturas até 45°C associada a produtos resinados e 550°C junto a produtos isentos de resinas - ela possui menos resistência ao fogo e em alguns casos é necessária a combinação com outros materiais mais resistentes como a própria Lã de Rocha e a Lã Cerâmica par que ofereçam uma maior proteção. 

Conheça suas vantagens: 

- Não deteriora nem apodrece

- Não oferece riscos a saúde

- Possibilita o uso racional de energia nas edificações uma vez que proporciona um ótimo conforto térmico, assim diminuindo uso de aparelhos  como ar-condicionado e aquecedores

- Fácil de manusear e cortar

- Não favorece a proliferação de fungos ou bactérias

- É incombustível, evitando a propagação das chamas e o risco de incêncio

- Fabricado com material quase 100% reciclado, não agredindo o meio-ambiente

- Tem excelente desempenho para médias frequências


Onde podem ser utilizadas?

Além de serem aplicadas em espaços residenciais e industriais, elas podem ser aplicadas em diversos locais como estúdios de música, cinema, casas de show ou qualquer outro estabelecimento que necessite de isolamento ou tratamento de reverberação das ondas sonoras pelo espaço.

Estes produtos são colocados dentro do drywall, podendo ser na parede ou revestimento sobre alvenaria.

Isolamento em parede de alvenaria.

Isolamento em parede de Drywall. 


Conclusão

Esses dois materiais, é possível concluir que ambas as mantas podem oferecer excelente performance acústica e térmica, porém a Lã de Vidro é o melhor isolante acústico para locais com pessoas e é mais utilizada em forros de drywall por ser mais leve que a Lã de Rocha. 

Já a Lã de Rocha, é mais indicada como isolante acústico para casas de máquinas, já que possui maior intensidade. 

Porém, ambas as mantas são usadas para isolamentos - tanto térmicos quanto acústicos - e a escolha dependerá de cada projeto e suas características.


Fonte: Gypcenter

Voltar