DRYWALL | Como Aplicar Fixações em Drywall

Publicado: 18/06/2018


Aparentemente frágeis por sua leveza, a fixação de objetos em parede de drywall pode parecer, para muitos, uma missão impossível. O medo de errar no encaixe ou em algo que comprometa a fixação e que acabe dando prejuízos incalculáveis, é muito comum. Mas o que poucas pessoas sabem, é que existem normas de utilização feita pelos fabricantes que explicam todos os detalhes para facilitar a vida de quem for fazer a instalação dos objetos. 


Principais Buchas Usadas em Drywall        

Buchas-Parafuso

BUCHAS-PARAFUSO-DRYWALL

As Buchas-Parafuso, são utilizadas na fixação de objetos mais simples, ou até de carga superior, aguentando o valor de carga de até 15kg por ponto de fixação, como por exemplo, para fixar um quadro com 30kg, seriam necessários dois pontos de fixação com buchas que aguentam cargas de 15kg (a distância entre os pontos deve ser de, no mínimo 40cm, senão a placa poderá ceder).

Os parafusos de rosca são um adendo para auxiliar na fixação. Fixando objetos leves em sistemas Drywall, forros de gesso, paredes de gesso acartonado e material oco. 


Dicas para Instalação:

1° - Para fazer a perfuração, basta utilizar uma furadeira com diâmetro menor que a da bucha, garantindo que ela não fique mal fixada. 

2°- Como a bucha é rosqueável, ela deve ser inserida como um parafuso (sempre no mesmo sentido da rosca). Durante a instalação, deve-se sentir a resistência da placa em relação à rosca, ou seja, se ela entrar com muita facilidade, a bucha pode não estar ajustada ao furo corretamente, o que pode reduzir sua capacidade de carga.

3°- Para finalizar a instalação da bucha, utilize uma chave de fenda, evitando girar a bucha no sentido inversos ao da rosca para não causar espanamento. 

4°- Encerrando o processo, basta instalar o parafuso. 


Buchas de Expansão

BUCHA DE EXPANSÃO DRYWALL

As buchas de expansão também são ideais para segurar elementos que estejam rentes a parede, como as buchas-parafuso. Porém, suportam cargas mais pesadas (até 30kg), ou objetos um pouco mais distantes da parede, como por exemplos prateleiras, toalheiros, suporte para micro-ondas, entre outros.


Dicas para Instalação:

1 - O primeiro passo é verificar que as línguas da bucha estejam alinhadas na direção vertical para que elas suportem a carga quando expandirem no outro da placa. 

2 - Assim como todos os tipos de bucha, é importante inseri-las até o final para aumentar a estabilidade da ancoragem e desempenho da sustentação da carga na parede.

3 - Assim que a bucha entra na parede e o parafuso é inserido, as línguas são pressionadas contra a face interna da chapa de Drywall. Para um melhor desempenho da bucha, recomendamos usar parafusos com comprimento igual ou superior da bucha. 


Buchas Basculantes

BUCHA BASCULANTE DRYWALL

As buchas basculantes são apropriadas para cargas médias e pesadas, porém a parede irá precisar de reforço para que suportem cargas com maior peso, como por exemplo, suportes de TV, armários, bancadas, entre outros.


Dicas para Instalação:

1 - Antes de iniciar a instalação da bucha, use uma furadeira para fazer um furo que atravesse a chapa e o reforço estrutural usado.

2 - Para inseri-la, agrupe a âncora metálica e as tiras de plástico para que passem pelo furo e fiquem na direção vertical para garantir a resistência devido ao esforço gerado pela carga.

3 - Após inseri-la, empurre o bocal até o fim e puxe as tiras de plástico até que a bucha fique travada no furo. Retire a sobra das tiras. 

4 - Depois de instalada, insira o parafuso (que deve ser adequado ao diâmetro da bucha).

Aqui na Plaster Ferramentas você encontra diversas buchas para fixação em Drywall, acesse e confira! 

Fonte: GypCenter

Voltar